Onda roxa é prorrogada em Ipatinga,
mas flexibiliza comércio e outros serviços
sexta, 09 de abril de 2021 11h16min - FONTE: G1/Inter TV
A Prefeitura de Ipatinga publicou, nesta quinta-feira (8), um decreto que prorroga a onda roxa no município. Ela é a medida mais restritiva do programa Minas Consciente.
Além disso, o Executivo flexibilizou alguns serviços, autorizando o funcionamento com medidas de segurança. O decreto permite que o comércio varejista e atacadista funcione das 5h às 20h, desde que respeite as medidas de proteção, a partir desta sexta-feira (9).
Também foram autorizadas atividades internas necessárias à transmissão de quaisquer eventos sem público, cultos religiosos (com 30% da capacidade máxima), cursos de formação e capacitação de segurança privada e vigilantes, entre outros. Com isso, as cobranças do estacionamento rotativo também foram retomadas.
A proibição de consumo interno em bares e restaurantes permanece. Porém, os estabelecimentos poderão funcionar com entrega ou retirada em balcão. O funcionamento de boates, teatros, casas de espetáculos e trenzinhos da alegria continua suspenso.
Os empreendimentos de atividades físicas e salões de beleza deverão funcionar seguindo alguns protocolos de segurança específicos, como afixar avisos na entrada e no interior do estabelecimento, que informam sobre a conscientização da necessidade de higienização pessoal e da adoção das medidas de prevenção, manter uma limpeza contínua das áreas comuns e de circulação, higienizar os equipamentos e disponibilizar álcool-gel ou líquido.