Recém-nascido encontrado
em Araçuaí não corre mais risco de morte
quinta, 08 de abril de 2021 09h 16min - FONTE: Gazeta de Araçuaí
Pesando 1 quilo e 485 gramas, o recém-nascido encontrado em um matagal em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG) segue internado no hospital local. Ele passa bem e não corre risco de morte . A criança foi encontrada no início da madrugada desta quinta -feira (01/04) enrolada em um lençol velho e ainda estava com a placenta e o cordão umbilical.
“Por volta da 1h, recebemos informações de que uma criança recém-nascida tinha sido encontrada morta em um mangueiro [lugar onde animais são deixados para pastar]. Esse local é ermo e fica no alto da rua Uberaba, próximo ao bairro Nova Esperança”, explica o sargento Walisson Magalhães.
Quando a viatura chegou ao local, um homem acenou pedindo ajuda e disse que o bebê estava vivo. Por conta do estado em que foi encontrado, é provável que criança tinha nascido há pouco tempo.
“Quando chegamos perto e encostamos nele, ele levou a mãozinha em direção a boca. Ele estava com sangue e ainda tinha o cordão umbilical e a placenta”, lembra o sargento Carlos Geraldo Fernandes.
Imediatamente, os policiais levaram o bebê, que é do sexo masculino, para o Hospital São Vicente de Paulo.
“O primeiro instinto é prestar o socorro, tentar salvar aquela vida. Partiu o coração ver um ser humano daquele tamanho em um matagal, um lugar escuro, ermo, perto de um córrego e vulnerável a tantos perigos”, disse o sargento Walisson ao portal G-1 de notícias.
Segundo Geraldo Silva, diretor do Hospital São Vicente de Paulo, o bebê, está estável e não corre risco iminente de morte. Ele foi atendido e permanece internado.
“Quando nós chegamos no hospital, logo vimos que todas as pessoas ficaram espantadas e muito emocionadas. Assim como a gente, os funcionários queriam atender, queriam salvar aquela vida”, lembrou o sargento Fernandes.
Depois que os policiais deixaram a criança sob responsabilidade do hospital, eles retornaram ao local onde o menino foi encontrado para tentar identificar a mãe dele. Foram feitas diligências, mas a mulher não foi localizada. O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que fará a investigação.