AGRO NEGÓCIOS
Em Almenara, produtores de banana
inovam com produção irrigada e se destacam
terça,30 de março de 2021 11h16min - FONTE: O Norte de Minas
Com o mercado em franca expansão a fruticultura tem, aos poucos, ocupado lugar de destaque. Várias cooperativas e associações estão se estruturando para serem competitivos e encarar de frente as exigências de importação e exportação. Mesmo dentro do território nacional ainda é possível entrar e comercializar produtos como a banana, o limão, entre outras frutas e manter-se fiel, ou pelo menos constante, em determinadas praças do Brasil.
A troca de informações com empresas de pesquisa e que trabalham com irrigação é necessária, segundo a Alfa-Frutas
Essa, inclusive, tem sido a estratégia dos sócios da Alfa-Frutas - Associação Comunitária dos produtores de Fruticultura Irrigada de Almenara/MG e ASPFIJE -Associação dos Produtores de Fruticultura Irrigada de Jequitinhonha. Nos últimos dias cerca de 35 empresários e produtores rurais vieram ao Norte de Minas saber de instituições como a Abanorte - Associação dos bananicultores do Norte de Minas Gerais, Epamig - Empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais e Distrito de Irrigação do Projeto Jaíba quais são as tecnologias aplicadas à produção da bananeira na região. O grupo veio acompanhado pelo Sebrae e estava afoito para saber como funcionam as pesquisas com relação às bananeiras.
No último ano a Abanorte participou de feira na Europa, onde foi possível apresentar àquele mercado as variedades de bananas desenvolvidas pela Epamig. Na oportunidade a variedade Tropical agradou o paladar dos visitantes. E a promessa é de que novas variedades sejam pesquisadas; tudo para que o produtor não perca com o alto custo de produção nem com intempéries como a praga do Panamar, Sigatoka Negra, e fatores climáticos e de solo.
PRODUÇÃO EM ALMENARA
Oswaldo Rezende, membro do grupo de 11 sócios da Alfa-Frutas, diz que são produzidas cerca de 35 toneladas de banana por hectare/ano na região do Baixo Jequitinhonha, onde atuam. Hoje, aproximadamente 400 hectares são cultivados com banana prata na região, com previsão de implantação de mais 180 hectares neste segundo semestre de 2007 em Almenara-MG.
O custo de produção da banana-prata no Baixo Jequitinhonha fica em torno de R$ 6,00 a R$ 8,00 por caixa, sendo que o termômetro do preço de venda baseia-se na cotação da Abanorte.
- Viemos ao Norte de Minas com a proposta de visualizar e aprender tecnologias novas para investir com segurança. E o Sebrae, a Epamig e empresas que trabalham com irrigação podem nos orientar a investir com eficiência em nossa produção. Queremos ser competitivos e tornar a bananicultura irrigada altamente rentável, o que não acontece em alguns perímetros irrigados por fatores diversos.