VIOLAÇÃO
Vacinação irregular é investigada,
tendo 165 nomes de Teófilo Otoni
Dos 1.852 vacinados em Minas Gerais contra covid-19 , que serão investigados pela Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI) dos Fura-Filas, 165 são de Teófilo Otoni. A relação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde(SES) e tornada pública pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na última quinta-feira(18).
A CPI foi criada para apurar se houve vacinação irregular de grupos não prioritários no Estado.De acordo com a SES, esses servidores do interior foram vacinados conforme as campanhas de vacinação e critérios de cada município.
Ainda segundo a Secretaria, nem todos os relacionados na lista furaram a fila, já que a ordem de imunização depende do cronograma de cada cidade, mas, caso fique comprovada a irregularidade, os envolvidos podem ser exonerados.
A pasta esclarece que a deliberação acordada entre o Estado e as cidades previa que a imunização fosse feita somente naqueles servidores que têm contato direto com o público.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Federal (PF) também apuram o caso.
Em nota o Superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni , Ivan José Santana Figueira, informou que os servidores vacinados seguiram o chamamento do município de Teófilo Otoni, seguindo os critérios técnicos estabelecidos.
Confira abaixo a nota na íntegra:
A Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni informa que a vacinação contra a covid-19 realizada com os servidores dessa Unidade ocorreu conforme as orientações repassadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES MG), embasadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, do Ministério da Saúde, na Deliberação da CIB SUS 3.314 de 29 de janeiro de 2021, complementada pelo Memorando-Circular nº 6/2021/SES/SUBVS de 9 de fevereiro de 2021. Os servidores vacinados seguiram o chamamento do município de Teófilo Otoni, seguindo os critérios técnicos estabelecidos nos documentos acima mencionados.
Atenciosamente,
Ivan José Santana Figueira
Superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni